quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Os "EU SOU" de Cristo

Com a intenção de ajudar-nos a compreender os vários aspectos de sua pessoa e obra, o Senhor Jesus ensinou, usando figuras de palavras, comparando-se às coisas do dia a dia:

O Alfa e o Ômega (Apocalipse 22.13)

Alfa e Ômega a primeira e a última letras do alfabeto grego, A e o Z. Jesus estava dizendo que Ele é o começo e o fim, o Deus Filho, que sempre existiu. Ele se achava presente antes do mundo começar e continuará presente depois dele ter acabado. Foi Ele quem criou todas as coisas: as galáxias, o mundo e tudo que nele há incluindo você e eu (João 1: 1-3; Colossenses 1.16). Ao usar essa figura, Jesus nos lembra que Ele jamais nos abandonará. Estará conosco para sempre. Ele deve ter o primeiro lugar em nossas vidas.

A Raiz e a Geração de Davi (Apocalipse 22.16a)

Ao descrever a Si mesmo em palavras, geralmente, usadas para explicar o lugar de um indivíduo em sua árvore genealógica, Jesus estava mostrando que Ele é tanto o ancestral original quanto o descendente do rei Davi. Desde que é impossível para um ser humano comum estar tanto na base quanto no alto de uma árvore genealógica, Jesus mostrou novamente que Ele é tanto Deus quanto homem. Na condição de “raiz” de Davi, Ele se revelou como existindo antes de Davi. Esteve presente na criação; foi responsável pela existência de Davi. Como “Geração” de Davi, Jesus está indicando sua humanidade – Ele nasceu judeu, um descendente do rei Davi; Jesus é o Messias prometido, o Deus-homem.


A Brilhante Estrela da Manhã (Apocalipse 22.16b)

Algumas vezes, bem cedo, pouco antes do amanhecer, uma estrela brilha com mais força do que todas as outras. Nós chamamos essa estrela de alto brilho (na verdade um planeta) de “estrela da manhã”. Ela parece estar dando as boas-vindas ao novo dia, nos dando a esperança de que a escuridão logo irá embora. Essa “estrela" continua brilhando mesmo depois do dia clarear e ter apagado o brilho de todas as outras. Jesus está dizendo: “Vou permanecer quando todos tiverem ido embora, e o que você receber de mim vai durar depois que tudo o mais no mundo tenha desaparecido”. Jesus veio para as trevas deste mundo pecador para oferecer-nos a esperança do perdão e da Vida Eterna. Se você O conhece, não tem nada a temer. Quando esta vida terminar, você irá viver para sempre com Ele.

O Pão da Vida (João 6.32-35)

Usamos a palavra “pão” para falar do alimento básico que mantém vivo o nosso corpo. Assim como nossos corpos sentem fome de alimento, nossas almas sentem fome de perdão e paz. Só Jesus pode satisfazer a fome da sua alma. Assim como o pão não fará qualquer bem a você a não ser que entre em seu corpo, Jesus não irá salvá-lo até que você O receba como seu Salvador do pecado. Uma vez que faça isso, o Senhor irá continuar “alimentando” você espiritualmente mediante a Sua Palavra (Jo 23.12)

A Luz do Mundo (João 8.12)

A escuridão é muitas vezes usada como um símbolo do mal, do pecado e da ignorância. Jesus diz que Ele é a Luz do Mundo. Ele não é uma dentre muitas luzes; é a única “luz” que pode fazer desaparecer nossas trevas espirituais. Jesus é como o sol que brilha sobre todos no mundo inteiro. Para entrar na “luz”, a pessoa deve admitir a escuridão do seu pecado e receber Jesus como seu Salvador. Os crentes são também chamados de “luz do mundo” (Mateus 5.14). Mas, somos luzes diferentes. Como a Lua reflete a luz do sol, nós refletimos a verdade e a pureza do Senhor Jesus.

A Porta e o Bom Pastor (João 10.7-15)

Quando Jesus viveu na terra, muitos de seus conterrâneos cuidavam de rebanhos de ovelhas. Os que tomavam conta das ovelhas chamados pastores. À noite, as ovelhas eram mantidas num cercado com uma única passagem. Não havia portão (ou porta) nessa entrada. O pastor ficava deitado na passagem – ele era a porta. Desse modo, ninguém podia entrar ou sair do cercado sem passar por ele. As ovelhas estavam a salvo desde que o pastor se encontrasse na entrada. Jesus é o único que pode garantir-nos entrada no Reino dos Céus. Uma vez que esteja no seu reino, você pode descansar em segurança, sabendo que Jesus é o seu protetor. Ele prometeu ser também o seu provedor.Alguns pastores cuidavam muito bem de suas ovelhas. Os animais eram bem alimentados; pastavam e dormiam em segurança. Outros eram descuidados. Jesus chama a Si mesmo de "O Bom Pastor" e chama de suas ovelhas os que O receberam. O Senhor ama as suas “ovelhas”. Como nosso Bom Pastor, Jesus nos garante que irá suprir todas as nossas necessidades (Salmo 23). Do mesmo modo que o pastor protegia suas ovelhas dos leões e ursos, Jesus nos protege de nosso inimigo, o diabo, que busca nos “devorar” (1 Pedro 5.8) Alguns pastores eram “empregados” e não donos das ovelhas que cuidavam. Quando havia perigo, esses pastores fugiam e deixavam o rebanho desprotegido. O bom pastor, de outra maneira, estava disposto a tudo pelas suas ovelhas – até a dar sua própria vida. Visto que Jesus, seu Bom Pastor deu sua vida na Cruz para pagar pelo seu pecado, você pode, certamente, confiar n'Ele para permanecer a seu lado a vida inteira, suprindo todas as necessidades (Hebreus 13.5-6).

A Ressurreição e a Vida (João 11.25-26)

Por ser o Criador, Jesus tem poder sobre a vida e a morte. Ele mostrou seu poder sobre a morte quando ressuscitou. Quando Jesus foi ressuscitado (trazido de volta à vida ), Ele derrotou a morte. Ele é o único com poder para dar nova vida espiritual, faz de você uma “nova criatura” (2 Coríntios 5.17). Quando seu corpo morre, o seu verdadeiro “eu” vai viver com Ele. Um dia o seu corpo também será ressuscitado.

O Caminho, a Verdade e a Vida (João 14.6)

Quando você viaja, tem de escolher a estrada ou o caminho certo, para que possa chegar ao seu destino. Jesus chama a si mesmo de o CAMINHO porque só ao aceitá-lO como Salvador, podemos chegar ao céu.O Senhor chama a si mesmo de a VERDADE porque, sendo a Bíblia a Palavra escrita (o termo grego é logos) da verdade (João 17.17), Ele é a Palavra viva (logos) da verdade (João 1.1). Ao chamar Jesus de logos, João o identifica como a expressão visível de Deus, Deus em forma humana. Jesus é o único ser humano que compreendeu completamente, falou e viveu a verdade. Durante a sua vida na terra, Ele viveu perfeitamente os ensinamentos da Palavra de Deus. E nos diz que “a verdade”, isto é, Ele mesmo, “nos liberta” (João 8.32,36). Com a verdade viva, Jesus nos liberta da culpa e da vergonha do pecado. Ele nos liberta para vivermos piedosamente.Jesus chama a si mesmo de a VIDA porque é Deus Filho, que tem vida em si mesmo (João 5.26). Quando O aceitamos, Ele traz vida aos nossos espíritos que até então estavam mortos no pecado (João 3.36). Esta vida espiritual nos capacita a ver o mundo sob uma nova perspectiva (João 10.10/ 1 Timóteo 6.17b) e a viver cada dia de modo agradável a Deus (Filipenses 4.13/ 1 João 4.4). Por termos a sua nova vida, iremos juntar-nos ao Senhor nos Céus. Nosso lar eterno.

A Videira (João 15.5)

A videira é o tronco principal de uma planta. É a videira que dá vida e alimento aos ramos. Jesus nos diz que Ele e a videira e nós os ramos. A não ser que esteja na videira, ele não pode viver ou produzir fruto. Separado de Jesus, não temos a Vida Eterna. Nem podemos realizar nada para Ele. Sem Jesus, nada podemos fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM É VOCÊ?

DE QUAL ESTADO BRASILEIRO VC È/

NOSSA FAMÍLIA LINDA

CULTO INFANTIL DIA 12/10/08-NA IEQ - BAIRRO NOVA AMÉRICA VILA VELHA

I MOSTRA DE COREOGRAFIAS INFANTO JUVENIL- 27/09/08 .IEQ DE NOVA AMÉRICA - VILA VELHA - E.S

MINISTRAÇÃO NO RETIRO DA IGREJA BATISTA RENOVADA - NO SÍTIO FÉ NA ESTRADA -SETEMBRO DE 2008

MINISTRAÇÃO DO TIO FABRÍCIO - CULTO - I.E.Q BAIRRO CONSOLAÇÃO - VITÓRIA

FESTA DO ESQUISITO

CULTO DE MISSÕES - ABRIL 2008

CULTO DE PÁSCOA -2008

CULTO INFANTIL FEV.2008

CONGRESSO DE LIDERANÇA DO MINISTERIO INFANTIL QUADRANGULAR NO E.S - MAIO DE 2008

CULTO DIA DAS MÃES- MAIO DE 2008

CONFRATERNIZAÇÃO- JANEIRO DE 2008

CULTO DE TALENTOS -NOVEMBRO DE 2007 (em breve mais fotos)

CULTO DIA DAS CRIANÇAS -2007

CULTO MELZINHA ABELHINHA - AGOSTO DE 2007