Propósitos:
-Tornar mais interessante o ensino;
- Variar o programa;
- Firmar na mente da criança os fatos das lições ensinadas.
- Variar o programa;
- Firmar na mente da criança os fatos das lições ensinadas.
O USO DAS BRINCADEIRAS
1. A brincadeira bíblica serve de ensino mais eficiente quando é usada no final da aula:
a. As lições são a respeito da lição do dia, portanto, todas as crianças têm possibilidade de participar (não são usadas perguntas sobre matéria desconhecida das crianças)
b. As atividades mais solenes, que exigem que as crianças fiquem mais quietas, são feitas no início do período quando o corpo não está cansado de sentar
c. A brincadeira deixa a criança se movimentar um pouco mais, providenciando um "relax".
2. Prepare de antemão, pelo menos 20 perguntas para a maioria das brincadeiras e escreva-as em cartões pequenos.
3. Durante uma série de lições pode haver algumas perguntas das lições anteriores para recapitulação.
4. Deve-se manter a disciplina durante a brincadeira fazendo as crianças levantarem as mãos para serem escolhidas para responder a pergunta.
Não se deve deixar que as crianças gritem as respostas.
Se alguém falar sem ser chamado, a pergunta deve ser anulada.
5. A brincadeira deve ocupar somente 10 minutos de sua aula.
Se houver falta de disciplina durante esse período, será aconselhável abreviar o tempo discretamente.
Ver falhas e na próxima vez, corrigí-las.
###############################################################
Escalando a montanha
Material necessário:
2 faixas de feltro marrom, cinza ou verde.
Com ambas você deverá formar a "montanha" no flanelógrafo.
Cada faixa deve ser dividida e marcada em 10 partes iguais.
Será necessário ainda:- 2 figuras de alpinistas , 1 bola de soprar (bexiga, balão);- 1 Alfinete
Instruções:1. Coloque as duas faixas no flanelógrafo em forma de um "V" invertido;
2. Divida a classe em 2 grupos, cada um representado por um alpinista;
3. O objetivo de cada grupo será chegar primeiro ao alto e estourar a bola;
4. As perguntas serão feitas aos grupos alternadamente. Para cada resposta certa, o alpinista sobe mais um espaço indicado no lado da montanha.
####################################################################
Aquela pergunta
Material necessário:
1 ponto de interrogação de isopor, de 2 cm, forrado atrás com papel camurça.
O ponto deve ter de 10 a 20 furos pequenos e redondos espalhados pela superfície para colocação de rolinhos de papel com perguntas sobre a lição.
Outro material alternativo poderá ser o emborrachado (E.V.A).
Instruções:1. Coloque o ponto de interrogação no flanelógrafo e em seus furos coloque os rolinhos;
2. As crianças virão à frente, uma de cada vez, apara pegar um rolinho, abrir, ler e responder a pergunta;
3. Se não souber a resposta coloca o rolinho de volta no ponto e perde a vez.
###################################################################
Quem sou eu?
Material necessário: Papel cartão em forma de seta, letreiro com nomes de personagens bíblicos, letreiros com características do personagem.
Instruções
Cola-se o nome do personagem na frente da seta e suas características no verso,
ex: Frente A.C.A.B.E
Verso: Casou com a filha do rei de Sidom.
Verso: Casou com a filha do rei de Sidom.
Deixou sua esposa introduzir o culto a Baal
Era o rei que foi desafiado pelo profeta Elias
Após sua morte teve suas carnes comidas por cães
Para cada letra do nome do personagem, faz-se uma pergunta.
Era o rei que foi desafiado pelo profeta Elias
Após sua morte teve suas carnes comidas por cães
Para cada letra do nome do personagem, faz-se uma pergunta.
A disputa pode ser feita entre duas crianças ou entre equipes.
Ganhará aquele que disser a resposta certa.
Caso um aluno dê a resposta errada o outro ganhará; se não houver a resposta certa, é melhor passar a vez.
A cada passagem de vez mostra-se uma nova letra do nome.
oiii paz
ResponderExcluirqueria dizer que estive aqui alguns dias atras e hoje voltei pra achar algo mas não encontrei me ajuda.é a historia da arca de nóe onde conta a historia e fala das crianças usarem mascaras de animais,achei super interessante e queria usa-la mas não consigo encontrar. me ajude se é que foi aqui msm que eu vi.qnto as demais assuntos achei mto bom bom msm.que o Senhor continue usando vcs mais e mais.abraço fk com Deus.
oi lúcia, vc deve estar se referindo as mascars p/ culto da arca .se vc quiser é só clicar nas postagens antigas e vai encontrar., quanto a historinha realmente nao postei ainda , mas se preferir deixe seu email q estarei enviando . bjs.
ResponderExcluirPerfeito,...Deus tem colocado servos como vcs para nos ajudar, e como diz a palavra;"Ajudai uns aos outros".E vcs tem feito isso! Que Deus abençõe a vida de vcs.Tenho idéias tmb é só pedir!Bjs
ResponderExcluirOlá meu nome é Juliete e tenho um grupo de 20 crianças e estou sem criatividade, sinto que elas ficam muito cansadas.
ResponderExcluiro que eu faço?
A paz do Sehor Jesus!
ResponderExcluirAmei o seu espaço , é muito lindo o trabalho que vcs fazem com as crianças que Deus continue abênçoando a vida de vc !!!!!
Obrigado, não sou desta igreja, porem respeito e admiro! Muito obrigado pelas dinamicas estava precisando de ideias para os meus aluninhos. Bjss...
ResponderExcluiroi
ResponderExcluirolá a paz do senhor, gostei muito das dinamicas, estou começando agora a trabalhar com crianças o meu grupo tem 17 crianças e eu estou mesmo precisando de muitas ideias para trabalha com elas, pois nao quero ser chata e nem cansativa. Obrigada pelas boas ideias. bjss...
ResponderExcluirmuito bom amei gosto muito de dinamica
ResponderExcluirA paz querida esse ano eu sou lider,das crianças .
ResponderExcluirgostaria muito que vc me desse ideias de como fazer um culto animado pra eles.
pra chama atenção deles entende.
deis de ja agradeço .
fica na paz do senhor