CONHECENDO OS PEQUENINOS
MATERNAL:
TEXTO BÍBLICO: “Para que todo homem seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (II Tim. 3.17).
Objetivo Geral:
Satisfazer necessidades básicas;
Ajudar a se sentirem seguras, felizes e amadas;
Oferecer-lhes experiências que ajudem no seu crescimento e desenvolvimento físico, mental, emocional, social e espiritual.
Objetivo Específico:
· Preparar o fundamento básico para conversão à Cristo;
· Formar base para relação com a igreja de Jesus Cristo;
· Desenvolver elementos de conhecimento e convicção cristã;
Desenvolver atitudes cristãs.
Características:
Zero a um ano
· Gosta do familiar;
Pode ter medo de pessoas estranhas;
Reage a música;
É sociável;
Aprende através dos sentidos.
Um ano:
· É ativa;
Não sabe repartir;
Brinca sozinha;
Gosta de tirar e colocar objetos dos lugares;
Gosta de pôr coisas na boca, bater, empurrar e pisar.
Estranha mudança.
Dois anos:
É muito ativa;
Gosta de explorar os cinco sentidos;
Período curto de atenção;
Imita os adultos;
Fala palavras curtas;
Gosta de histórias curtas com sons onomatopéicos;
Gosta de ouvir histórias com repetições;
Pode aprender cânticos simples e curtos;
Começa a associar Deus com as maravilhas que o cercam;
Quer saber tudo. Pergunta: Que é isso? Que é aquilo?
Aprende pela experiência, exemplos. Muito depende do ambiente e das pessoas que o cercam.
Metodologia de ensino:
Usando os cinco sentidos;
Usando a curiosidade;
Usando a imaginação;
Usando a imitação
Usando a experiência ou a ação (aprender fazendo).
EXEMPLOS:
Histórias: curtas, vocabulário simples, com repetições, sons onomatopéicos, sem simbolismos, ao nível de compreensão e atenção das crianças.
Cânticos: curtos, simples, com repetições.
Oração: curta, linguagem simples, bem pessoal.
Figuras e livros: grandes, sem muitos detalhes, cores agradáveis, familiares à criança.
Encenação: imitações de animais, elementos da natureza e família.
INFÂNCIA:
TEXTO BÍBLICO: “Até que todos cheguem à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, À medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef. 4.13).
Três a quatro anos:
O ensino a essa faixa etária visa ajudá-las em tempo próprio, a aceitarem a Cristo e crescerem até a maturidade cristã.
Características:
É ativa tem bastante energia;
É curiosa e faz muitas perguntas;
Tem imaginação fértil;
Gosta de imitar;
Não entende muito de simbolismos;
Aprende através dos sentidos;
Está começando a tornar-se bondosa e prestativa, mas ainda é muito egoísta.
Metodologia de ensino:
Histórias bíblicas e de experiências;
Gravuras;
Músicas e cânticos;
Oração;
Conversação;
Atividades.
Características do método de ensino:
1-História:
· Poucos personagens, curtas, ter ação dos personagens, falar de coisas conhecidas da criança;
· Introdução: Responde: Quem? Quando? Onde?
· Meio: a série de acontecimentos;
· Conclusão: ligeira e clara;
· Usar sons onomatopéicos;
· Saber bem da história e contá-la de um modo natural;
· Deixar que os personagens falassem
2-Gravuras:
· Bíblicas, de crianças, de pessoas, de animais, de plantas e coisas da natureza;
· Nítidas e claras;
· Ao nível de compreensão das crianças;
· Não simbólicas;
· Sem muitos objetos.
3- Cânticos:
Ajudam a criar a atmosfera desejada: louvor, oração, alegria,, reverência, etc.;
Cânticos apropriados devem ter melodia bonita e simples;
Ter palavras simples, que as crianças entendam;
Curtos e com muitas repetições;
Bom ritmo;
Expressar as emoções das crianças;
O professor deve saber bem o cântico;
Repetir o cântico várias vezes.
4- Oração:
Caminhos para oração: cânticos, gravuras, história, natureza;
Modos de expressar em oração: adoração, súplica, gratidão;
Formas de oração: formal, informal e através dos cânticos.
5- Conversação:
Ajuda a criança desenvolver-se;
Revela a atitude da criança;
Revela ao professor às necessidades e interesses da criança.
6- Atividades:
Oferecem meios de aprendizagem às crianças;
Desenvolvem sentimentos;
Importante porque as crianças canalizam as suas energias.
OBS: orientação para as atividades=
O professor é o guia;
O professor cria interesse na criança para a atividade;
O professor aproveita a oportunidade para ensino;
O professor ajuda às crianças a concluírem suas atividades.
INFÂNCIA II:
Cinco a seis anos:
Objetivo geral:
Formar na criança a conceituação bíblica:
Dar a criança conhecimento bíblico;
Prepara a criança para conversão;
Preparar a criança para filiação à igreja;
Ajudar a criança a ter atitudes e conduta cristã.
Bases do ensino bíblico:
DEUS: saber que Deus criou o mundo e as pessoas; que cuida do universo e das pessoas; que nos ama; que está perto e nos ouve e responde as nossas orações.
JESUS: crer que Jesus é filho de Deus; que nasceu pequenino e cresceu entre os homens; e que veio ao mundo para salvar as pessoas. Aprender que Jesus foi uma pessoa amável e obediente, e que quando adulto se tornou um bom homem e que servia aos outros. Aprender que Jesus é amigo, ajuda dor e salvador de cada pessoa.
BÍBLIA: crer que a bíblia é o livro que fala sobre Deus e Jesus; que suas histórias e ensinos são verdadeiros e que nos mostram como agir. Aprender a amar e respeitar a bíblia, procurando seguir seus ensinos;
IGREJA: entender que a igreja é um grupo de pessoas cultuando a Deus, juntas. Aprender sobre reverência e ordem no templo, o lugar onde vamos aprender de Jesus e cultuar a Deus.
LAR: que a família é dádiva de Deus, e que o relacionamento no lar deve ser de amor e cooperação. Entender que Deus providenciou a família p/ proporcionar um ambiente agradável p/ desenvolvimento da personalidade das pessoas.
O INDIVÌDUO: saber que Deus criou as pessoas que cuida delas, e as ama. Saber ser importante p/ Deus, e sentir o desejo de aprender e desenvolver-se p/ o louvor e a adoração ao Senhor. Entender que é preciso relacionar-se bem com as outras pessoas, que também foram criadas por Deus.
O PRÓXIMO: Aprender que se devem amar os outros, sem distinção, por serem criaturas de Deus. Aprender a conviver com outros, respeitar e aceitar suas diferenças, seus direitos e suas propriedades. Aprender a trabalhar com outros, repartir ou emprestar, a ajudar a quem precisa e falar de Jesus a quem não o conhece.
Metodologia de ensino:
· Atividades com a bíblia;
· Atividades com figuras;
· Atividades com músicas;
· Atividades com a natureza;
· Atividades com livros;
· Atividades com jogos;
· Atividades com artes criadoras;
· Encenação.
INFÂNCIA III:
7 a 8 anos:
O OBJETIVO GERAL E FINAL VISA:
Formar na criança a conceituação bíblica: através do conhecimento, experiência, vivência e práticas, que a criança possa buscar viver corretamente, seguindo os ensinos aprendidos.
Dar a criança conhecimento: a criança deve ser desafiada a memorizar textos bíblicos, a conhecer exemplos de pessoas da bíblia que poderá seguir. Só assim conhecendo a bíblia e tendo contato com a sua mensagem poderá aprender, para aplicar em sua vivencia diária.
Preparar a criança para sua conversão e filiação a igreja: tem condições de entender o que é pecado, precisam conhecer a cristo, já entendem a mensagem da salvação.
Ajudar a criança a ter atitudes e condutas cristas: entendem que Deus se alegra com boas ações. Todas devem ser estimuladas a aprenderem agir de maneira que agrade a Deus.
Características:
· Atividade:
Estão em pleno desenvolvimento;
São muito ativos;
Suas atividades são constantes e exploratórias;
Independência:
Já fazem uma serie de coisas sozinhas;
Gostam de fazer muitas coisas sem orientação dos adultos;
Energia física e mental:
Não gostam de ficar parados;
Usam sua força física e raciocínio;
Já sabem ler e quer usar isso.
Tendência religiosa:
Gostam do convívio na igreja;
Sentem prazer em aprender sobre a bíblia;
Querem conhecer sobre as coisas espirituais;
Levam a serio os ensinamentos bíblicos;
Cultuam a Deus com confiança e verdade;
Observam os exemplos dos professores.
Metodologia de ensino:
· Atividades com a bíblia:
· Aprender duas divisões da bíblia;
· Fazer exercícios bíblicos;
· Memorizar versículos;
· Memorizar textos curtos;
· Atividades com musica:
· Ilustra cânticos;
· Usar instrumentos de bandinha;
· Aprender hinos novos.
· Atividades com figuras:
· Identificar figuras com versículos bíblicos;
· Montar quadros vivos;
· Escrever historia.
· Atividades sobre a natureza:
· Plantar sementes e grãos;
· Fazer painéis sobre o mundo de Deus;
· Fazer pesquisa sobre coisas da natureza.
· Atividades com livros:
· Ler livros;
· Confeccionar livros;
· Atividades com jogos:
· Fazer e armar.
· Atividades com artes criadoras:
· Pinturas, desenhos, colagem, dobragem, murais, etc.
· Encenação:
· Fantoches, teatros, musicais, mímicas.
“LEMBRE-SE: O MUNDO DA CRIANÇA NÃO É UM MUNDO DE PALAVRAS, MAS DE COISAS E DE AÇAO”. ELA NÃO APRENDE SOMENTE ATRAVES DO ENSINO TEÓRICO, MAS ATRAVÉS DE COISAS QUE FAZ DAQUILO QUE SENTE E DAS IMPRESSOES QUE RECEBE.
FABRÍCIO PEREIRA CORRÊA E MARCIA DANIELA LOPES CORRÊA.
BIBLIOGRAFIAS DE FONTE PARA O ESTUDO:
· Clinica da EBD-Junta religiosa e publicações da Convenção Batista Brasileira;
· Apostilas treinamento para professores EBD Assembléia de Deus E.S
· Apostila do congresso de lideres infantil quadrangular 2007;
· Nossa fonte inesgotável: A BIBLIA.
MATERNAL:
TEXTO BÍBLICO: “Para que todo homem seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (II Tim. 3.17).
Objetivo Geral:
Satisfazer necessidades básicas;
Ajudar a se sentirem seguras, felizes e amadas;
Oferecer-lhes experiências que ajudem no seu crescimento e desenvolvimento físico, mental, emocional, social e espiritual.
Objetivo Específico:
· Preparar o fundamento básico para conversão à Cristo;
· Formar base para relação com a igreja de Jesus Cristo;
· Desenvolver elementos de conhecimento e convicção cristã;
Desenvolver atitudes cristãs.
Características:
Zero a um ano
· Gosta do familiar;
Pode ter medo de pessoas estranhas;
Reage a música;
É sociável;
Aprende através dos sentidos.
Um ano:
· É ativa;
Não sabe repartir;
Brinca sozinha;
Gosta de tirar e colocar objetos dos lugares;
Gosta de pôr coisas na boca, bater, empurrar e pisar.
Estranha mudança.
Dois anos:
É muito ativa;
Gosta de explorar os cinco sentidos;
Período curto de atenção;
Imita os adultos;
Fala palavras curtas;
Gosta de histórias curtas com sons onomatopéicos;
Gosta de ouvir histórias com repetições;
Pode aprender cânticos simples e curtos;
Começa a associar Deus com as maravilhas que o cercam;
Quer saber tudo. Pergunta: Que é isso? Que é aquilo?
Aprende pela experiência, exemplos. Muito depende do ambiente e das pessoas que o cercam.
Metodologia de ensino:
Usando os cinco sentidos;
Usando a curiosidade;
Usando a imaginação;
Usando a imitação
Usando a experiência ou a ação (aprender fazendo).
EXEMPLOS:
Histórias: curtas, vocabulário simples, com repetições, sons onomatopéicos, sem simbolismos, ao nível de compreensão e atenção das crianças.
Cânticos: curtos, simples, com repetições.
Oração: curta, linguagem simples, bem pessoal.
Figuras e livros: grandes, sem muitos detalhes, cores agradáveis, familiares à criança.
Encenação: imitações de animais, elementos da natureza e família.
INFÂNCIA:
TEXTO BÍBLICO: “Até que todos cheguem à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, À medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef. 4.13).
Três a quatro anos:
O ensino a essa faixa etária visa ajudá-las em tempo próprio, a aceitarem a Cristo e crescerem até a maturidade cristã.
Características:
É ativa tem bastante energia;
É curiosa e faz muitas perguntas;
Tem imaginação fértil;
Gosta de imitar;
Não entende muito de simbolismos;
Aprende através dos sentidos;
Está começando a tornar-se bondosa e prestativa, mas ainda é muito egoísta.
Metodologia de ensino:
Histórias bíblicas e de experiências;
Gravuras;
Músicas e cânticos;
Oração;
Conversação;
Atividades.
Características do método de ensino:
1-História:
· Poucos personagens, curtas, ter ação dos personagens, falar de coisas conhecidas da criança;
· Introdução: Responde: Quem? Quando? Onde?
· Meio: a série de acontecimentos;
· Conclusão: ligeira e clara;
· Usar sons onomatopéicos;
· Saber bem da história e contá-la de um modo natural;
· Deixar que os personagens falassem
2-Gravuras:
· Bíblicas, de crianças, de pessoas, de animais, de plantas e coisas da natureza;
· Nítidas e claras;
· Ao nível de compreensão das crianças;
· Não simbólicas;
· Sem muitos objetos.
3- Cânticos:
Ajudam a criar a atmosfera desejada: louvor, oração, alegria,, reverência, etc.;
Cânticos apropriados devem ter melodia bonita e simples;
Ter palavras simples, que as crianças entendam;
Curtos e com muitas repetições;
Bom ritmo;
Expressar as emoções das crianças;
O professor deve saber bem o cântico;
Repetir o cântico várias vezes.
4- Oração:
Caminhos para oração: cânticos, gravuras, história, natureza;
Modos de expressar em oração: adoração, súplica, gratidão;
Formas de oração: formal, informal e através dos cânticos.
5- Conversação:
Ajuda a criança desenvolver-se;
Revela a atitude da criança;
Revela ao professor às necessidades e interesses da criança.
6- Atividades:
Oferecem meios de aprendizagem às crianças;
Desenvolvem sentimentos;
Importante porque as crianças canalizam as suas energias.
OBS: orientação para as atividades=
O professor é o guia;
O professor cria interesse na criança para a atividade;
O professor aproveita a oportunidade para ensino;
O professor ajuda às crianças a concluírem suas atividades.
INFÂNCIA II:
Cinco a seis anos:
Objetivo geral:
Formar na criança a conceituação bíblica:
Dar a criança conhecimento bíblico;
Prepara a criança para conversão;
Preparar a criança para filiação à igreja;
Ajudar a criança a ter atitudes e conduta cristã.
Bases do ensino bíblico:
DEUS: saber que Deus criou o mundo e as pessoas; que cuida do universo e das pessoas; que nos ama; que está perto e nos ouve e responde as nossas orações.
JESUS: crer que Jesus é filho de Deus; que nasceu pequenino e cresceu entre os homens; e que veio ao mundo para salvar as pessoas. Aprender que Jesus foi uma pessoa amável e obediente, e que quando adulto se tornou um bom homem e que servia aos outros. Aprender que Jesus é amigo, ajuda dor e salvador de cada pessoa.
BÍBLIA: crer que a bíblia é o livro que fala sobre Deus e Jesus; que suas histórias e ensinos são verdadeiros e que nos mostram como agir. Aprender a amar e respeitar a bíblia, procurando seguir seus ensinos;
IGREJA: entender que a igreja é um grupo de pessoas cultuando a Deus, juntas. Aprender sobre reverência e ordem no templo, o lugar onde vamos aprender de Jesus e cultuar a Deus.
LAR: que a família é dádiva de Deus, e que o relacionamento no lar deve ser de amor e cooperação. Entender que Deus providenciou a família p/ proporcionar um ambiente agradável p/ desenvolvimento da personalidade das pessoas.
O INDIVÌDUO: saber que Deus criou as pessoas que cuida delas, e as ama. Saber ser importante p/ Deus, e sentir o desejo de aprender e desenvolver-se p/ o louvor e a adoração ao Senhor. Entender que é preciso relacionar-se bem com as outras pessoas, que também foram criadas por Deus.
O PRÓXIMO: Aprender que se devem amar os outros, sem distinção, por serem criaturas de Deus. Aprender a conviver com outros, respeitar e aceitar suas diferenças, seus direitos e suas propriedades. Aprender a trabalhar com outros, repartir ou emprestar, a ajudar a quem precisa e falar de Jesus a quem não o conhece.
Metodologia de ensino:
· Atividades com a bíblia;
· Atividades com figuras;
· Atividades com músicas;
· Atividades com a natureza;
· Atividades com livros;
· Atividades com jogos;
· Atividades com artes criadoras;
· Encenação.
INFÂNCIA III:
7 a 8 anos:
O OBJETIVO GERAL E FINAL VISA:
Formar na criança a conceituação bíblica: através do conhecimento, experiência, vivência e práticas, que a criança possa buscar viver corretamente, seguindo os ensinos aprendidos.
Dar a criança conhecimento: a criança deve ser desafiada a memorizar textos bíblicos, a conhecer exemplos de pessoas da bíblia que poderá seguir. Só assim conhecendo a bíblia e tendo contato com a sua mensagem poderá aprender, para aplicar em sua vivencia diária.
Preparar a criança para sua conversão e filiação a igreja: tem condições de entender o que é pecado, precisam conhecer a cristo, já entendem a mensagem da salvação.
Ajudar a criança a ter atitudes e condutas cristas: entendem que Deus se alegra com boas ações. Todas devem ser estimuladas a aprenderem agir de maneira que agrade a Deus.
Características:
· Atividade:
Estão em pleno desenvolvimento;
São muito ativos;
Suas atividades são constantes e exploratórias;
Independência:
Já fazem uma serie de coisas sozinhas;
Gostam de fazer muitas coisas sem orientação dos adultos;
Energia física e mental:
Não gostam de ficar parados;
Usam sua força física e raciocínio;
Já sabem ler e quer usar isso.
Tendência religiosa:
Gostam do convívio na igreja;
Sentem prazer em aprender sobre a bíblia;
Querem conhecer sobre as coisas espirituais;
Levam a serio os ensinamentos bíblicos;
Cultuam a Deus com confiança e verdade;
Observam os exemplos dos professores.
Metodologia de ensino:
· Atividades com a bíblia:
· Aprender duas divisões da bíblia;
· Fazer exercícios bíblicos;
· Memorizar versículos;
· Memorizar textos curtos;
· Atividades com musica:
· Ilustra cânticos;
· Usar instrumentos de bandinha;
· Aprender hinos novos.
· Atividades com figuras:
· Identificar figuras com versículos bíblicos;
· Montar quadros vivos;
· Escrever historia.
· Atividades sobre a natureza:
· Plantar sementes e grãos;
· Fazer painéis sobre o mundo de Deus;
· Fazer pesquisa sobre coisas da natureza.
· Atividades com livros:
· Ler livros;
· Confeccionar livros;
· Atividades com jogos:
· Fazer e armar.
· Atividades com artes criadoras:
· Pinturas, desenhos, colagem, dobragem, murais, etc.
· Encenação:
· Fantoches, teatros, musicais, mímicas.
“LEMBRE-SE: O MUNDO DA CRIANÇA NÃO É UM MUNDO DE PALAVRAS, MAS DE COISAS E DE AÇAO”. ELA NÃO APRENDE SOMENTE ATRAVES DO ENSINO TEÓRICO, MAS ATRAVÉS DE COISAS QUE FAZ DAQUILO QUE SENTE E DAS IMPRESSOES QUE RECEBE.
FABRÍCIO PEREIRA CORRÊA E MARCIA DANIELA LOPES CORRÊA.
BIBLIOGRAFIAS DE FONTE PARA O ESTUDO:
· Clinica da EBD-Junta religiosa e publicações da Convenção Batista Brasileira;
· Apostilas treinamento para professores EBD Assembléia de Deus E.S
· Apostila do congresso de lideres infantil quadrangular 2007;
· Nossa fonte inesgotável: A BIBLIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário