segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

DINÂMICAS VARIADAS

Caminhando entre Obstáculos


Tema: Deus "não permitirá que sejais tentados além das vossas forças"
Duração: 15min.

Público: adolescentes, mínimo 4 pessoas.

Material: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.


Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.
As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada.
O coordenador, com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tira todos os obstáculos da sala.O coordenador insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o coordenardor pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.
Discutir as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer.

Texto sugerido: I Coríntios 10:12-13.
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Abra o Olho



Tema: Temos os olhos vendados para a violência.
Duração: 5 minutos .
Público: adolescentes; mínimo 5 participantes.
Material: Dois panos para fechar os olhos e dois porretes feitos com jornais enrolados em forma de cacetete.
Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um porrete de jornal. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste.Assim que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual.
A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc.
Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê.
Depois dar a palavra aos demais participantes.
Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade
Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?
Sugestões de textos: Marcos 10, 46-52; Lucas 10 25 a 37 ou Lucas 24, 13-34.
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Amar ao Próximo


Tema: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Duração: 20 a 30 minutos .
Público: adolescentes; mínimo 6 participantes.
Material: lápis e papel

Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.
Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus?
"Amarás ao teu próximo como a ti mesmo", MT 23.39
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre com uma oração.
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Amigo



Tema: pecados da língua.
Duração: 5min (dia 1) + 20min (dia 2).
Público: jovens, mínimo 5 pessoas.
Material: nenhum.

Esta dinamica é sobre o poder da língua - leia Tiago 3. E tem como objetivo que as pessoas reflitam mais antes de fazer comentários sobre outros. Em todo ser humano existe a tendência de guardar na memória mais facilmente defeitos do que qualidades das pessoas. Uma fofoca ou um comentário maldoso ou impensado podem destruir a imagem e/ou a vida de alguém.

DIA 1:O coordenador divide a turma em dois grupos.
O grupo 1 sai da sala e o coordenador fala, ao grupo 2, sobre um personagem ficticio:"Eu tenho um amigo que se chama Júlio. Ele é um fofoqueiro, impulsivo, mentiroso, teimoso, ordeiro, honesto e competente."
Depois fala ao grupo 2, sem que o grupo 1 ouça, só que inverte a ordem das qualidades e defeitos:"Eu tenho um amigo que se chama Júlio. Ele é muito competente, honesto, ordeiro, teimoso, mentiroso, impulsivo e fofoqueiro."
Após estes 2 momentos, informe a ambos os grupos que na próxima reunião a atividade será concluida.
DIA 2:No próximo encontro, pergunte as pessoas se lembram do seu "amigo Julio". É surprendente como as pessoas lembrarão em primeiro lugar os defeitos.
Deixe que os participantes tirem suas próprias conclusões ou faça a leitura do texto sugerido acima e estimule a discussão.
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Benditas sejam estas mãos



Tema: Bênção; tocar com as mãos.
Duração: 20 minutos
Público: adultos; mínimo 8 participantes.
Material: Bíblia, hinários

1. Iniciar com canto de louvor
2. Leitura Bíblica: Marcos 8. 22-25
3.Reflexão:"Se os olhos são o espelho do corpo, as mãos são o espelho da alma".
Jesus usou o toque das mãos para curar. Portanto, não precisamos ter receio em bendizer, abençoar e tocar as pessoas concretamente (ao invés de uma "imposição aérea" das mãos), proclamando as poderosas palavras da graça de Deus.
4. Bênção:Convide as pessoas para que formem 2 círculos, um interno e outro externo (uma pessoa de frente para a outra, de mãos dadas).
A pessoa que coordena lê a primeira frase e as outras repetem. Depois, as pessoas do círculo externo andam um passo a direita (para ficarem de frente para outra pessoa e formar um novo par, de mãos dadas). A pessoa que coordena lê então a segunda frase, as demais repetem e trocam de lugar; assim sucessivamente até a 12a frase.

Bênção das mãos (Diann Neut)
Convite: Olhemos nossas mãos, descubramos o seu poder e sua ternura, e bendigamos as nossas mãos.
Benditos sejam os trabalhos de nossas mãos
Benditas sejam estas mãos que tocaram a vida
Benditas sejam estas mãos que criaram coisas belas
Benditas sejam estas mãos que contiveram a dor
Benditas sejam estas mãos que abraçaram com paixão
Benditas sejam estas mãos que plantaram novas sementes
Benditas sejam estas mãos que cerraram seus punhos com indignação
Benditas sejam estas mãos que levantaram colheitas
Benditas sejam estas mãos que se endureceram com o tempo
Benditas sejam estas mãos que se enrugaram e se feriram trabalhando pela justiça
Benditas sejam estas mãos que se deram e foram recebidas
Benditas sejam estas mãos que sustentaram as promessas do futuro
5. Encerrar com um Canto.
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Brasa no Braseiro


Tema: comunhão e participação
Duração: 10min.
Público: Adolescentes, mínimo 5 pessoas.
Material: braseiro com várias brasas acesas (pode ser uma churrasqueira pequena e carvão); 1 caixa de areia; 1 pinça.

Ao início de uma reunião, o coordenador retira uma brasa do braseiro e coloca na caixa de areia, informando aos presentes que ao final voltará àquela brasa.
Segue-se uma atividade ou brincadeira.
Ao final chama-se a atenção para a brasa que foi isolada na caixa de areia. Ela está quase apagada, podendo até ser tocada com a mão, enquanto as demais, que se mantiveram juntas, trocaram entre si e mantiveram o calor.O coordenador promove um debate ressaltando o paralelo entre as brasas no braseiro e os cristãos na Igreja, mantendo aceso o "Fogo da Fé".
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Círculo Fechado

Tema: Exclusão; integração ao grupo.
Duração: 15 min.
Público: crianças e adolescentes; mínimo 10 participantes.
Material: nenhum

O coordenador pede a duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o coordenador combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala tentar se integrar ao grupo que está lá.Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Compartilhar: Muitas vezes formamos verdadeiras "panelas" e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio. Como temos agido com as pessoas novas na igreja ou no nosso grupo?

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Comprimidos da Fé



Tema: Fé e testemunho.
Duração: 15 min.
Público: todos; mínimo 4 participantes.
Material: Três copos com água. Três comprimidos efervescentes (com envelope individual, tipo "Sonrisal") .

Coloque três copos com água sobre a mesa.Pegue três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.
Peça a atenção do grupo e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada.Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo
com água.
Estimule a discussão com o grupo, com questões como:
Qual dos três comprimidos+copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse?
Com qual dos três se parece a minha relação com Deus?
Eu permito que ele aja "sem embalagem" ou eu o deixo do lado de fora?
Com qual dos três eu me pareço quando levo minha fé para fora da igreja? etc..
Textos bíblicos que você pode relacionar:Parábola do semeador (Mc 4.1-9; Mt 13.1-9; Lc 8.4-8);Parábola da candeia (Mc 4.21-25; Lc 8.16-18);"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15); "Vós sois o templo onde habita Deus""Eis que estou a porta e bato" (Ap. 3.20) .

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Como Orar



Tema: Oração.
Duração: 20 min.
Público: adolescentes e juniores; qualquer número.
Material: folhas com perguntas, Bíblias, canetas.

Divida a turma em grupos.
Faça folhas e tire cópias do texto abaixo, substituindo as partes em vermelho por linhas em branco. (As respostas, em vermelho, são referência para o coordenador da atividade.) Dê um tempo para cada grupo ler, responder e conversar sobre cada parte. Depois junte todos, ouça as respostas e faça comentários.
Como devemos orar?
Mateus 6:5-13
1.Não com orações repetidas, mas com orações do coração.
O que compõe a oração que Jesus ensinou? O que quer dizer cada parte?
2.Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome; Adoramos a Deus
3.Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;
Submetemo-nos à Sua vontade
4.O pão nosso de cada dia nos dá hoje.
Pedimos por nossas necessidades básicas, por coisas materiais que garantam a nossa viva.
5.E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores.
Perdão, salvação
6.E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal.
Pedimos que nos guie, ajude, oriente; por libertação e proteção
7.Pois teu é o reino, o poder, e a glória para sempre.
Constatação de que Ele é o Senhor e adoração.

Como conseguir o que pedimos em oração?
Mateus 7: 7-11

1.Mateus 13:58 - Com
2.Lucas 11:5-13 e Lucas 18: 1-7 - Pedir (ou pedindo) em oração
3.Tiago 4:3 - Pedindo com Motivos puros - sem más intenções
4.Tiago 5: 16-18 - Seja uma pessoa
justa, correta
5.I João 5:14 - Procure conhecer a
vontade de Deus

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Como Orar - Que palavras usar?



Adaptado da Revista Group Magazine, www.grouppublishing.com
Tema: Oração.
Duração: 20 min.
Público: adolescentes e juniores ; qualquer número.
Material: Bíblias, papel e canetas.

Leiam em voz alta o texto de Romanos 8:26-27.

Então peça às crianças que contem momentos em que tiveram dificuldades em saber como (ou o que) orar.
Divida o grupo em duplas.Diga a elas que esta passagem nos ajuda a entender que nós sempre podemos orar, mesmo que não saibamos o que dizer.
Peça então que cada um diga a sua dupla alguma coisa que o está preocupando.
Quem ouviu, então, coloca esta preocupação numa oração (pode ser apenas uma frase - ex.: se o primeiro disse que tem uma prova difícil na escola, o segundo pode orar algo como "Querido Deus, ajude o João a entender o que ele está estudando, e lhe dê calma no momento da prova. Amém").Depois invertem-se os papéis.
Quando as duplas terminaram de orar, pergunte como se sentiram, se acharam fácil orar assim, o que eles podem fazer quando estão inseguros sobre que palavras usar e como orar, etc..
Encerre com oração - cada um do grupo deve orar por alguma outra pessoa - pode ser do próprio grupo ou outros conhecidos, família, etc..
Você também pode pedir que cada um escreva seu nome e uma preocupação num papel. Depois as crianças sorteiam entre si os papéis e durante a semana devem orar pela pessoa e preocupação cujo nome está no papel.

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De quem será o presente?



Tema: Autoestima; dons e serviço.
Duração: 20 min. Público: adolescentes, mínimo 5 pessoas.
Material: 1 Presente (pode ser bombons com mensagens, ou outra lembrancinha, mas que tenha uma para cada pessoa. Deve estar em uma caixa bonita de presente, que desperte a curiosidade de todos.)

Embrulhe o presente da seguinte maneira: primeiro uma camada de papel de presente, a mensagem número 14. Papel de presente, a mensagem número 13; papel de presente, mensagem número 12, e assim sucessivamente até usar todas as mensagens. Termine com uma camada de papel de presente.
Explique que uma pessoa no grupo irá receber o presente, mas que ela tem que ser a pessoa certa. Sorteie quem irá começar a brincadeira. A pessoa sorteada abre o primeiro papel de presente e acha o bilhete e age de acordo, passando o presente a próxima pessoa. Assim até que todos os papéis tenham sido abertos. Incentive as pessoas a procurarem alguém que ainda não tenha participado a cada nova instrução.

1.Parabéns!! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente. Ele simboliza a compreensão, a confraternização e a amizade que temos e ampliaremos. Mas o presente não será seu. Observe os amigos e aquele que considera mais organizado será o ganhador dele.
2.A organização é algo de grande valor e você é possuidor desta virtude, irá levantar-se para entregar este presente ao amigo que você achar mais feliz.
3.Você é feliz, construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de todos nós mesmos, mas o presente ainda não será seu. Entregue-o para uma pessoa que na sua opinião é muito meiga.
4.A meiguice é algo muito raro, e você a possui, parabéns. Mas o presente ainda não será seu. E você com jeito amigo não vai fazer questão de entregá-lo a quem você acha mais extrovertida.
5.Por ter este jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhido para receber este presente, mas infelizmente ele é seu, passe-o para quem você considera muito corajoso.
6.Você foi contemplada com este presente, e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual você foi escolhida para recebe-lo, entregue-o para quem você acha mais inteligente.
7.A inteligência nos foi dada por Deus, parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade muitas vezes os impede que desenvolvam sua inteligência. Agora passe o presente para quem você acha mais simpático.
8.Para comemorar a escolha distribua largos sorrisos aos amigos, o mundo está tão amargo e para melhorar um pouco necessitamos de pessoas simpáticas como você. Parabéns pela simpatia, não fique triste, o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais dinâmica.
9.Dinamismo é a fortaleza, coragem, compromisso e energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Precisamos de pessoas como você, parabéns, mas passe o presente a quem você acha mais solidário.
10.Solidariedade é a coisa rara no mundo em que vivemos, de pessoas egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário com seus colegas, mas o presente não será seu, passe-o a quem você acha mais alegre.
11.Alegria!!! Você nessa reunião poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver, pessoas alegres como você transmitem otimismo e alto astral. Com sua alegria passe o presente a quem você acha mais elegante.
12.Parabéns a elegância completa a citação humana e sua presença se torna mais marcante, mas o presente não será seu, passe-o para aquele amigo que você acha mais bonito.
13.Que bom!!! Você foi escolhido o amigo mais bonito entre o grupo, por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto você é bonito. Mas o presente não será seu, passe-o para quem lhe transmite paz.
14.O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão riqueza, parabéns!!! Você está fazendo falta as grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. O presente é seu!!! Pode abrí-lo. Com muita paz, abra o presente e passe-o a todos os seus amigos e deseje-lhes em nome de todos nós, muita paz.

Se quiser encerre com uma conversa: Quão difícil foi escolher uma pessoa com a qualidade descrita? Há mais pessoas no grupo com as mesmas qualidades? Há desvantagens em ter determinadas qualidades ou de que forma as pessoas podem interpretar sua qualidade como algo negativo (ex.: elegância pode ser confundida com esnobismo; ou alegria pode ser confundida com falta de realismo)? Quais qualidades são as mais importantes? Quais são necessárias ao trabalho da igreja, e como?

fonte :www.bernerartes.com.br

3 comentários:

  1. Gosto muito do seu blog e gostaria muito q vc desse uma força para o meu q esta começando agora e adoro olhar o jeito meigo d seu cantinho... parabéns por tudo q tem aqui...

    http://ministerioinfantilchrisgipebube.blogspot.com.br/

    bjocas

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  2. Muito interessante Glória a Deus🙌

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